10 de janeiro de 2014

Amadores aprendem noções de perspectiva, observação e percepção

Com a presença de 28 pessoas, entre artistas amadores inscritos no concurso, artistas participantes como ouvintes e convidados, o workshop do 2º Pinta Prainha trouxe nesta quinta-feira (9) o artista plástico Celso Adolfo para falar sobre a observação e a percepção na história da arte. Próxima atividade será no domingo, quando amadores e profissionais se reúnem para pintar e concorrer à premiação de R$ 7.600.

A diretora da Culturarte Joelma Consuelo abriu a noite discorrendo sobre os objetivos de organizar o concurso, como dar continuidade à documentação plástica do Sítio Histórico da Prainha iniciado por Homero Massena; falou sobre o histórico do Pinta Prainha, seus parceiros e adiantou como será a terceira edição.


“Os participantes do 1º Pinta Prainha pediram para participar do 2º também, mas decidimos que o edital não permitiria para dar oportunidade à outros artistas. Mas ficamos felizes com a procurar, sinal de que eles ficaram satisfeitos em participar. Por isso, o 3º Pinta Prainha vai ser ampliado com a participação de quem concorreu nos dois primeiros”, revelou Joelma.

Em seguida, Celso Adolfo repassou a trajetória das artes plásticas, sobretudo a pintura, mostrando aos presentes as mudanças do olhar humano e as características que diferem o olhar do artista.

“Todos nós vemos, nós enxergamos. Mas o artista vai além: o artista observa e percebe. É por isso que ele traz na sua obra o que não vemos”, sintetizou.

Celso projetou reproduções de expressões artísticas de diversos povos, desde os tempos em que se pintava nas paredes de cavernas, passando por egípcios, gregos, bizantinos até chegar aos mestres como Leonardo Da Vinci e o movimento modernista brasileiro deflagrado por Tarsila do Amaral com o quadro Abaporu.

Ao final, o curador do 2º Pinta Prainha, Márcio Pellegrino ressaltou que, no domingo, o ideal é que os participantes do concurso cheguem à Prainha com uma hora de antecedência para retirar na Casa da Memória seu kit de material de pintura, camiseta promocional e avental, além da reserva do almoço.

O diretor da Lei de Incentivo Cultura e Arte, Alvarito Mendes, compareceu representando a Prefeitura de Vila Velha, parceira do 2º Pinta Prainha.

O 2º Pinta Prainha começa às 9 horas e vai até 17h, quando os participantes devem entregar suas telas, conforme o regulamento publicado no blog www.pintaprainha.blogspot.com.br. 

Nenhum comentário: